“Here comes Shirky” é o título de um dos artigos da revista da Information World Review deste mês. O texto recorda algumas das ideias de Clay Shirky, consultor, professor e escritor.
Com base neste texto, realço as seguintes ideias de Shirky:
- não se deve dizer que a Internet nos está a tornar a todos jornalistas; deve-se, sim, dizer que a Internet está a levar a um “amadorismo massificado” (“mass amateurisation”) já que é sempre possível diferenciar a capacidade, o nível de cada pessoa
- a crescente popularidade da Internet causou uma mudança radical de paradigma: antes era filtrar e depois publicar, agora é publicar e depois filtrar
- a Google criou a noção de extrair ordem ao invés de tentar impô-la
- as redes não irão substituir hierarquias – iremos assistir a uma solução híbrida composta das duas formas organizativas
- cada URL deve ser encarado como uma comunidade potencial (nas palavras de Shirky, “The Facebook URL is not just a way of telling people the world is changing but also a way a community can come together to achieve something.”).
Confesso que fiquei intrigada com algumas das opiniões de Shirky. Não necessariamente por não concordar mas antes por não entender em que se baseia para algumas delas. Afinal, tudo o que li foi um pequeno texto escrito por alguém (Peter Williams) com base nas ideias de Shirky. Vou ter de colocar o seu livro – Here Comes Everybody – na minha lista de livros a ler e, até lá, vou ver se consigo assistir à apresentação que irá fazer, em Dezembro, na Online Information 2008.
Antes de terminar, uma pequena chamada de atenção para um post de Eduardo Lapa na lista de discussão Intranet Portal sobre uma apresentação que Larry Prusak fez no Rio de Janeiro. A mesma apresentação está também a ser tema de conversa no espaço de discussão da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (é necessário login).