Blogs Impressos

aqui e aqui falei de jornais, do seu futuro e da forma como se estão ou se deveriam estar a adaptar à realidade dos blogs. Recentemente tive também oportunidade de ler e comentar um post interessante escrito pelo Tom Armitage que reflecte sobre o futuro dos jornais em resposta a um outro post, este de Seth Godin, que prevê o fim dos jornais impressos.

Não é novidade para ninguém que há algum tempo se vem a falar da utilidade dos jornais numa sociedade em que cada vez mais pessoas têm fácil acesso à Internet e, consequentemente, fácil acesso às notícias tanto oficiais como oficiosas, tanto imparciais como coloridas pela experiência, personalidade e preferências de quem as comunica. Este tema é, aliás, frequente nos posts e nos links sugeridos pelo António Granado no Ponto Media.

The Printed BlogHoje, através do jornal Público (online), fiquei a conhecer The Printed Blog. The Printed Blog, que já teve a sua primeira edição, é um jornal impresso cujo conteúdo provém, na sua totalidade, de blogs e sites sociais de partilha de imagens. O conteúdo é escolhido pela equipa com base nas preferências e pedidos enviados pelos leitores.

Este projecto é, no meu entender, importante por várias razões.

The Printed Blog é prova e admissão da crescente importância que os blogs têm na sociedade dos nossos dias, da forma como os cidadãos dão crescente valor à voz dos seus “semelhantes”, reduzindo a importância dos canais de comunicação social.

É ainda uma experiência que irá ajudar a perceber se o que está em causa na diminuição de venda dos jornais é o canal (papel) ou o conteúdo, tom, fontes e formato.

Porque o conteúdo será o reflexo das preferências dos leitores, poderá servir para entender melhor quais os temas que realmente devem ser notícia, quais os temas que interessam ao público em geral, qual o tom em que a informação deve ser passada, etc..

Do ponto de vista financeiro, é um projecto ao qual vale também estar atendo. Ele testa um modelo que vai usar o dinheiro da publicidade para suportar os custos de produção e, não havendo jornalistas envolvidos, vai tentar pagar aos bloggers cujos textos são impressos. Vai ser curioso ver se os tradicionais jornais vão optar por publicitar no The Printed Blog. Vai ser curioso ver o efeito que isto terá na quantidade de blogs criados ou reanimados, na alteração ou não da funcionalidade de sites de bookmarking social, etc..

Finalmente, este projecto pode ser interessante porque, daqui a uns meses, podemos vir a concluir que, afinal, e apesar de tudo o que se diz, pode continuar a fazer sentido existirem jornais impressos, edições online desses mesmos jornais, jornais puramente online, e blogs. Cada um com o seu objectivo. Cada um com o seu charme distinto.

Leave a reply