Portas Abertas: a Imaginação é o Limite

aqui mencionei que 2009 é o Ano Europeu da Criatividade e Inovação. Trabalhando todos os dias com ferramentas sociais, ferramentas da tal web 2.0, observo diariamente a forma como me ajudam a fazer o meu trabalho mas também a forma como abrem as portas à imaginação, à criatividade das pessoas.

As ferramentas sociais têm-se revelando como matéria-prima para que cidadãos comuns possam experimentar, dar asas à sua imaginação, explorar modelos diferentes. Têm-se também revelado canais para que outros divulguem o seu trabalho ou angariem suporte para as suas criações e projectos.

A criatividade encontrou na Internet e nas ferramentas sociais aliados de peso que não podem ser ignorados.

Podia dar imensos exemplos mas deixo aqui apenas alguns, provas da forma como as pessoas estão a explorar as ferramentas para abrir portas à imaginação, por vezes por amor à camisola, outras como possibilidade de negócio, outras, para fins humanitários:

  • Twitchhiker – Twitchhiker é uma pessoa que irá tentar viajar o máximo possível à volta do mundo, contado apenas com a ajuda de pessoas voluntariada através do Twitter
  • Camiseteria – de acordo com o que diz no site, “o Camiseteria é a última palavra em democracia fashionista. Como membro de nossa comunidade, você pode enviar estampas que são votadas por outros membros como você. As melhores são transformadas em camisetas de alta qualidade e acabamento. O contemplado tem seu trabalho divulgado aos 4 ventos, além de ganhar uma quantia em créditos no site no momento da aprovação do layout e um prêmio em dinheiro. O Camiseteria é a moda que você faz.”
  • StreetFighter no YouTube – vídeo interactivo, criado com as personagens e as imagens do conhecido jogo StreetFighter, onde o jogador é convidado a ver pequenos vídeos. No final de cada um deve escolher uma de várias acções que o conduzem ao vídeo seguinte.
  • Do the Green Thing – ideias contribuídas por pessoas do público sobre ajuda o ambiente
  • WikiCrimes, de que já falei aqui e aqui, e que é um projecto brasileiro, procura documentar crimes ocorridos.

O que estão a fazer as organizações para deixar que os seus colaboradores dêm asas à sua imaginação? De que forma estão a utilizar ferramentas sociais (online or offline) para que a inovação ocorra?

4 comments

  1. Ana Neves 10 Fevereiro, 2009 at 14:06 Responder

    A propósito de usos criativos das ferramentas sociais, encontrei, através do 2.0 Webmania, uma lista de 10 exemplos muito criativos de como o Twitter está a ser usado para os mais diversos fins. Vale a pena ver a conversa gerada em torno desse post pois inclui mais alguns exemplos interessantes.

  2. Ferdinand 10 Janeiro, 2011 at 11:34 Responder

    Ana

    Não sei se é um exemplo a mais aqui.

    TED.com é simplesmente imperdível.

    Uma ferramenta de divulgação de idéias e práticas que funcionam.

    Esta devia estar diretamente linkada em um programa de KM!

Leave a reply