Lee Bryant, um dos sócios da empresa Headshift onde trabalho alguns dias por semana, apresentou esta semana na LIFT’09. Foi uma pequena apresentação de apenas 8 minutos que vale a pena ouvir.
Bryant diz que as redes socias que as organizações parecem ter medo de apoiar são uma abordagem bem mais sólida e testada do que o modelo de massificação usado no século XX que as organizações teimam em defender. E se as redes sociais se provaram no passado uma abordagem vencedora com impactos de grande dimensão, as ferramentas actualmente disponíveis tornam possível dar um maior apoio às malhas humanas e ampliar esse impacto.
Os slides utilizados na sua apresentação bem como algumas palavras de contextualização podem ser encontradas aqui. Os vídeos das restantes apresentações da LIFT’09 estão disponíveis aqui.
Monocórdico, mas brilhante! O drama é que esta mentalidade da massificação ainda está fortemente incorporada nas nossas actuais instituições e continua a ser transmitida às gerações futuras via escola. Felizmente há a internet e muitas mentes abertas (não tantas como seria desejável, mas nestas questões a qualidade tem o seu peso), a pesar de também as haver que ainda acham que o “eduquês” é “pedagogia romântica”. A mudança custa, especialmente aos que estão mais agarrados ao status quo do séc. XX (e precedentes…)
Aqui fica um complemento muito interessante (e divertido também) a esta linha de ideias…
http://napraia.blogs.ca.ua.pt/2009/01/08/ted-talks-sir-ken-robinson-escolas-matam-a-criatividade/
Pedro, muito obrigada pelo link que deixou.
Não conhecia essa TED talk do Sir Ken Robinson e adorei. Para além de me ter rido à gargalhada, achei que ele conseguiu pôr o dedo na ferida, falando dos defeitos do nosso sistema de ensino actual mas desactualizado.
E porque ideia puxa ideia, para quem se interessa pelo tema do ensino / educação, nomeadamente pelo forma como o sistema de ensino está desadequado às actuais necessidades, fica uma sugestão: a leitura de uma entrevista com Roger Schank e da resenha do seu livro “Engines for Education”.