História de uma intranet organizacional (versão natalícia)

Era uma vez uma organização que, um dia, concebeu uma intranet (menino Jesus) com o objectivo de melhorar o acesso à informação e ao conhecimento. Essa intranet, contou com a ajuda de uma pessoa que garantia o bom funcionamento dos servidores (vaca – sem qualquer desrespeito por aqueles que nas organizações cumprem esta função) e de outra que ia adicionando notícias regulares com o objectivo de atrair a sua atenção (burro – idem).

No entanto, nada parecia resultar. Poucas pessoas se aperceberam na existência ou da utilidade da intranet.

Foi aí que surgiu uma abordagem mais global (a estrela) que trouxe consigo a atenção de algumas pessoas muito importantes da organização (os três reis magos). Essa abordagem procurou os factores que levavam, ou não, os colaboradores a olhar para a intranet e a usá-la como plataforma de trabalho, colaboração e troca de conhecimento. Com base nisso conseguiu agir sobre esses factores por forma a conquistar a atenção e envolvimento activo dos colaboradores.

E esse foi o momento da mudança. Essas pessoas-chave da organização, de formas distintas, contribuíram para atrair outras:

  1. uma passou palavra sobre a sua utilidade e encorajou os membros da sua equipa a utilizá-la para a realização de tarefas periódicas bem incutidas nas rotinas organizacionais (ouro)
  2. outra passou a colocar na intranet textos com a sua experiente opinião sobre tópicos de extrema relevância para a organização, lendo e dando resposta aos comentários que os colaboradores deixavam (incenso)
  3. a terceira garantiu que a forma de avaliação de desempenho dos colaboradores abrangia a sua utilização da intranet (mirra).

Estas iniciativas fizeram com que um número crescente de pessoas fosse adoptando a intranet como espaço de trabalho habitual, facilitando o acesso, troca e retenção de conhecimento e informação na organização.

Feliz Natal! Feliz 2011! Desejo que as vossas organizações encontrem a estrela capaz de trazer luz e guiar as vossas iniciativas, não só de implementação e adopção de intranets, mas também de gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional e redes sociais. Se eu puder ajudar, tanto melhor!

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