Já aqui escrevi sobre princípios orientadores à utilização de sites sociais pelos colaboradores de uma empresa. Os exemplos são muitos e variados. O interesse, esse, continua o mesmo, como aliás foi prova disso o debate organizado pela APDSI e pela APG que teve lugar no dia 12 deste mês e de que já aqui falei.
Ontem um ex-colega e bom amigo, Christoph Schmaltz, partilhou uma animação criada pela Tchibo para transmitir esses princípios aos seus colaboradores.
Infelizmente está em alemão, se se quiser divertir um pouco clique aqui. É importante notar que a Tchibo é uma empresa de café: daí a opção de tornar os grãos como os protagonistas do vídeo. Um óptimo exemplo de como passar uma mensagem de forma divertida e adaptada à realidade da empresa.
Ao ver este vídeo, deparei-me com outro, este em inglês, e que me pareceu também um bom exemplo de como as empresas podem criar normas orientadoras que sejam, realmente, vistas pelos seus colaboradores. É certo que é mais difícil criar um vídeo do que escrever um texto, mas os resultados serão certamente outros.
Deixo aqui o vídeo da Meltwater, uma empresa que cria aplicações Software as a Service. (Repare-se como o vídeo reflecte a imagem corporativa da empresa.)