Porque é que as ferramentas sociais são como os molhos

Adoro molhos. No geral as pessoas adoram molhos. Ketchup, maionese, soja, branco, vinagrete, etc..

Alguns factos interessantes sobre molhos:

  • complementam e realçam o sabor da comida
  • não é costume comer o molho só por si
  • nem todos os molhos vão bem com todos os pratos
  • a não ser que seja um especialista em culinária, conseguirá dizer se um molho sabe bem com a comida mas não saberá dizer qual o melhor molho para a acompanhar (considerando cor, consistência, sabor, época do ano).

Dito isto, e considerando o título deste post, não será difícil perceber onde quero chegar 🙂

Sim, acho que todos estes factos também se aplicam às ferramentas sociais nas organizações.

Consideremos cada um deles.

As ferramentas sociais podem complementar e realçar os processos organizacionais. Identificar um colega que trabalhou num projeto semelhante torna-se mais fácil. Colher um novo colega pode ser uma experiência mais rápida e agradável para todos os envolvidos.

Apesar disso, uma ferramenta sem processos e práticas associados não serve de nada. Não compramos ferramentas apenas para as termos. Compramos ferramentas porque esperamos que venham melhorar a nossa forma de trabalhar.

Nem todas as ferramentas sociais se adequam a uma organização. Como costumo dizer, encontrem uma ferramenta que estique a vossa organização na direção desejada mas que não a estique ao ponto de os colaboradores se sentirem desconfortáveis.

Escolher uma ferramenta envolve olhar para as coisas de ângulos diferentes: técnico, negócio e experiência do utilizador. A ferramenta encaixa bem com as já existentes? É fácil de administrar? Adapta-se bem aos processos? Os processos que suporta ajudam a organização? É fácil e intuitiva para os colaboradores? Quando todas estes aspetos são considerados e garantidos, a ferramenta pode mesmo ter um grande impacto. Talvez não a conseguisse escolher sozinho(a), mas sabe que é boa quando trabalha com ela.

Um molho é geralmente mais barato que uma ferramenta social para a organização. E digo geralmente porque há algumas ferramentas gratuitas ou de baixo custo (falarei de algumas em Sevilha na próxima semana). Contudo, o custo de escolher a ferramenta errada é extremamente mais elevado do que a escolha do molho errado.

Escolher a ferramenta errada traduz-se em horas de trabalho (instalação, configuração, formação, roll out) deitadas ao lixo. Geralmente significa também uma desacreditação deste tipo de ferramentas o que, por seu turno, significa uma curva de adoção muito mais demorada numa tentativa futura.

Escolher uma ferramenta social para a organização é uma decisão importante que não deve ser tomada de ânimo leve. Considere vários ângulos.

Para o/a ajudar com isso, concebi um evento com um formato muito diferente que se concentra nas ferramentas sociais para as organizações. Veja o que o Social Now tem de diferente no vídeo que se segue. Depois, se estiver interessado, visite o site do evento em http://socialnow.org

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