Uma conferência sobre colaboração e gestão de conhecimento que põe em prática os princípios inerentes à colaboração, à gestão de conhecimento e à aprendizagem. Sim, existe uma conferência assim. Deixem-me contar como é que os conceitos de aprendizagem e GC dão forma ao singular formato da conferência Social Now.
No meu último post, descrevi o conceito do Social Now, uma conferência internacional que olha para as ferramentas sociais corporativas como facilitadores de melhores processos de trabalho. Os seus elementos diferenciadores (descritos no post anterior) são a Cablinc, uma organização fictícia que serve de base à maioria das apresentações; as narrativas de um dia na vida de diferentes organizações; ferramentas demonstradas ao vivo em resposta a desafios concretos; um painel experiente que coloca as perguntas difíceis; e um peer assist.
Passo a contar-vos como é que os conceitos associados à gestão de conhecimento e à aprendizagem me inspiraram na conceção do Social Now.
O storytelling é frequentemente aplaudido como um poderoso instrumento devido aos seus inúmeros benefícios em contexto organizacional. As histórias não são confrontativas, revelam e transferem conhecimento e comportamentos, criam significados e entendimentos partilhados, inspiram a ação, e oferecem uma linguagem e um contexto partilhados para uma melhor aprendizagem. Para além disso, as histórias ficam na memória muito mais facilmente do que listas de (supostos) bons argumentos. (Para mais informação sobre as vantagens do storytelling, clique aqui)
A pensar nisto, criei uma empresa fictícia chamada Cablinc. Criei também um conjunto de personagens, a equipa da Cablinc, e uma história. Através do seu blog, Anne McLear, uma das personagens, partilha os bons e os maus momentos da Cablinc, revelando os desafios que a empresa enfrenta.
Durante a conferência, as apresentações ou oferecem conselhos práticos para ajudar a Cablinc ou são narrativas alternativas do dia-a-dia da Cablinc. Estas narrativas, apoiadas em diferentes ferramentas sociais corporativas, são uma forma de ver as ferramentas em ação, mas sempre com o foco nos processos e melhores formas de trabalho.

As recomendações baseadas numa organização específica – a Cablinc – tornam-se mais tangíveis, mais concretas. E, sim, algumas das recomendações não podem ser pura e simplesmente copiadas para as organizações dos participantes, mas há imensas oportunidades para debater de que forma se podem adaptar essas recomendações.
Os nomes das personagens são memoráveis e relacionados com a sua função na empresa: John McChief (CEO), Louise McGeek (CIO), James McMann (Diretor de Recursos Humanos), Kate McCash (Diretora Financeira). Está a perceber a ideia, certo?
Em conjunto com a narrativa de base, as personagens criam uma linguagem partilhada que permite ancorar o debate. Os participantes abraçam a história e encarnam as personagens como uma forma confortável de colocar questões. A Cablinc transforma-se num espaço seguro para que os participantes discutam as suas dores e dificuldades sem expor as suas próprias organizações.
Tal como acontece com todas as histórias, a Cablinc evolve cada vez que a sua história é contada. Nunca esquecerei o momento em que um participante criou uma nova personagem – o McFired – para aprofundar o debate sobre a retenção de conhecimento crítico.
Isto leva-me a falar de mais uma presença da gestão de conhecimento no desenho do Social Now: muitos dos desafios enfrentados pela Cablinc estão relacionas com a informação e o conhecimento. As pessoas que trabalham na Cablinc queixam-se de demasiados emails, de que é muito difícil aceder a lições aprendidas em projetos anteriores, do tempo que demora a ambientar novos colegas, do quão difícil é aprender com os colegas mais experientes, etc.
As apresentações no Social Now recriam esta narrativa, contando um dia de trabalho com novos processos de trabalho que ultrapassam ou reduzem estas questões relacionadas com o conhecimento.
Este ano, pela primeira vez, vamos realizar um peer assist em palco. Um peer assist é uma sessão facilitada onde peers ajudam com um desafio específico. Esta conhecida técnica da gestão de conhecimento vai ser usada para ajudar a Cablinc a preparar o arranque do projeto para a sua nova intranet. Peers de organizações reais vão oferecer recomendações, baseadas na sua própria experiência, do que deve ser feito e evitado para garantir que a nova intranet é um sucesso.
Finalmente, alguns outros elementos que proporcionam mais aprendizagem durante a conferência:
- um número relativamente pequeno de participantes (aproximadamente 100) e uma disposição em mesas redondas para criar uma ambiente confortável para um franco debate;
- uma atmosfera relaxada, com muitas gargalhadas e espontaneidade;
- pausas para conversar e digerir o que já se ouviu… e a fantástica comida portuguesa.
A Cablinc tem uma história que desencadeia outras histórias, versões melhores da original. O Social Now dá palco a estas novas histórias; inspirando os participantes a criar melhores histórias de trabalho nas suas próprias organizações. E eu garanto-lhe: ninguém sai do Social Now sem uma fantástica história para contar!
Nota: Este post foi originalmente publicado, em inglês, no blog do Major Projects Knowledge Hub.