Gráfico de resultados num tablet

4 formas de conseguir que os líderes utilizem as plataformas

O impacto de uma plataforma social corporativa numa organização está muito relacionado com a forma como os líderes da organização a abraçam, a usam e a promovem junto dos colaboradores.

Mas se os líderes podem fazer muito pelo sucesso de uma intranet, também uma intranet pode fazer muito pelos líderes.

Porém, o Social Collaboration Maturity Report 2020 mostra os Líderes como a área menos “matura” no que diz respeito à utilização das intranets e plataformas sociais corporativas.

A situação da pandemia do COVID-19 terá certamente aumentado o número de líderes a usar as plataformas sociais, mas desconfio que ainda para uma utilização predominantemente assente em interações síncronas, i.e. áudio e videochamadas.

De acordo com João Baptista, Professor Associado na Warwick Business School no Reino Unido, não podemos esquecer que muitos diretores, muitos líderes, receiam a transparência e abertura proporcionadas por estas plataformas pois isto puxa-os totalmente para fora da sua zona de conforto.

Episódio 16 da série B do podcast KMOL: aquele em que Lee Bryant sublinha o papel dos líderes no sucesso das plataformas sociais corporativas
Episódio 17 da série B do podcast KMOL: aquele em que João Baptista fala de um dos motivos pelos quais muitos chefes têm receio das plataformas sociais

Isto tem a ver com a sua falta de preparação (as tais competências digitais de que tanto se fala) mas também com a cultura dominante nas organizações. E é preciso não esquecer que foi justamente essa cultura que contribuiu para que hoje tenham os cargos que têm, conseguindo subir na carreia muitas vezes através do secretismo, de um enorme espírito competitivo, e da desconfiança.

Para seu proveito e para benefício das suas organizações, é importante que mais líderes façam uma utilização mais rica das plataformas sociais corporativas de que dispõem.

E como conseguir a participação ativa dos líderes nas plataformas e a sua utilização mais rica?

É importante garantir que quem está em posições de liderança recebe apoio personalizado para minimizar o receio e desconforto que possa sentir. Este apoio pode ser dado:

  • diretamente através de sessões executivas facilitadas por entidades externas (nestas coisas costuma ser mais fácil conseguir adesão quando a sessão é externa);
  • com sessões práticas, de um para um, olhando para o dia-a-dia da gestora e mostrando como usar a plataforma para melhorar ou facilitar algumas das rotinas e atividades mais consumidoras de tempo e energia;
  • apoiando as pessoas que prestam apoio administrativo aos diretores, no sentido de poderem ajudar e orientar no dia-a-dia.

É também fundamental mostrar aos líderes os benefícios que podem extrair da utilização da plataforma. É preciso mostrar que têm ali um canal para aumentar a visibilidade do seu trabalho e ganhar o reconhecimento das suas equipas, e também que a plataforma os ajuda a atingir as suas metas de negócio, os seus KPIs.

Assim, no conjunto sugiro 4 ações principais:

  1. oferecer um programa para desenvolvimento de competências de liderança digital;
  2. criar um contexto em que eles possam errar e falhar em segurança;
  3. ajudar a pensar e criar processos e formas de trabalho que contribuam diretamente para que atinjam os seus objetivos pessoais, profissionais e de negócio;
  4. apelar para o seu ego, isto é, mostrar de que forma a plataforma pode contribuir para melhorar a forma como são vistos e aumentar a visibilidade que têm na organização.

Sabe o que são líderes digitais ou como desenvolver esse perfil na sua organização?

Clique na imagem ao lado para ler este artigo com contributos de um conjunto de profissionais com muita experiência e muitas provas dadas nesta área


Leave a reply