Este ano a Knowman publicou mais uma edição do Estudo de Gestão de Conhecimento em Portugal. A primeira edição do Estudo realizou-se em 2010. No seu conjunto, as 7 edições permitem acompanhar a forma como, ao longo do tempo, a gestão de conhecimento (GC) é vista, valorizada e implementada nas organizações com presença em Portugal.
Da edição deste ano destaco:
- os melhores processos de conhecimento são o acesso, a validação e a utilização de conhecimento;
- o contexto de trabalho em pandemia teve um impacto mais positivo na inovação e utilização de conhecimento, e um impacto mais negativo na partilha, retenção e validação de conhecimento;
- metade das organizações têm uma estratégia de GC, uma quase duplicação da percentagem da 6ª edição;
- também quase que duplicou a percentagem de organizações que tem uma pessoa responsável pela gestão e operacionalização da GC – são agora 59%;
- o maior e melhor aproveitamento do conhecimento existente e a otimização de processos continuam a ser os principais objetivos das organizações para a GC. São estes também os principais resultados alcançados graças à GC;
- há mais organizações com plataformas digitais para colaboração (80%) do que com intranet (76%).

Pela primeira vez, fiz uma análise para perceber quais os objetivos mais vezes alcançadas e os mais comuns resultados inesperados. Muito interessante!

Participaram 57 organizações com presença em Portugal. É um número bem aquém das 287 que participaram em 2015, por exemplo. Creio que esta baixa é um reflexo do cansaço generalizado que noto nas pessoas e do crescente número de questionários que competem pelo seu tempo e atenção.
Sinto que este número de respostas mais baixo nos dá uns resultados enviesados para a “positiva” na medida em que quem participou este ano foram as pessoas e organizações mais despertas e empenhadas na gestão de conhecimento.
Ainda assim, acho que os dados são bastante valiosos.
Foi por isso mesmo que avancei para uma nova série do podcast KMOL. É a 4ª série do podcast. A esta, chamei Série D – D de Dados e Dicas – porque irei comentar dados extraídos do Estudo de Gestão de Conhecimento em Portugal e partilhar dicas relacionadas.
Serão 10 episódios semanais, publicados à segunda-feira e com uma duração aproximada de 10 minutos.
O primeiro estará disponível no dia 19 de setembro, aqui no portal KMOL ou nas principais plataformas de podcast.
Para aguçar o apetite, fica o trailer desta nova série D e o tema de cada um dos seus 10 episódios.
