Quando no início do ano me propus lançar uma nova série do podcast KMOL, mal eu sabia os caminhos que me estava a abrir.
A série E do podcast KMOL, a 5ª série desde que o podcast arrancou em 2020, foi a série das Entrevistas. Com ela, propus-me entrevistar 10 profissionais lusófonos de gestão de conhecimento (GC). Queria mostrar que a gestão de conhecimento tem muitas caras (literal e metaforicamente) e, através das experiências e perspetivas partilhadas, inspirar e dar argumentos para que mais profissionais e organizações apostem na GC.
Procurei profissionais de GC de Portugal e do Brasil, de organizações públicas e privadas, de empresas grandes e pequenas. Convidei profissionais que já conhecia e com quem já trabalhei, e outros que me foram sugeridos ou que descobri via LinkedIn.
Comecei por falar com cada um deles para os conhecer (melhor), para descobrir a forma como trabalham a gestão de conhecimento, as suas prioridades, as suas paixões. Rapidamente ficou claro que:
- estas pessoas são apaixonadas pela GC e de uma grande generosidade no momento da partilha;
- as entrevistas iriam ser de enorme valor para muitas pessoas;
- eu iria sair muito mais rica deste projeto – pelo que ia aprender mas também pelas relações que estabeleci ou fortaleci com os entrevistados;
- a gestão de conhecimento difere mesmo de organização para organização, de profissional para profissional, podendo tocar em muitas áreas e beber de muitas outras.
Foi justamente por este último ponto que começou a nascer na minha cabeça a ideia de criar uma representação destas entrevistas em torno dos tópicos abordados pelos 10 gestores de conhecimento. “Seria espetacular poder rapidamente ver quais os profissionais que falaram de um tópico e quais os tópicos mais falados por cada um dos entrevistados!”
E assim foi nascendo o mapa de entrevistas que agora disponibilizo.
Explore o mapa interativo de entrevistas com os tópicos abordados pelos 10 profissionais lusófonos de gestão de conhecimento.

Ouvindo novamente cada uma das entrevistas, registei os principais tópicos abordados em cada uma delas. Criei então uma grelha de relacionamentos – entrevistado <> tópico. Essa grelha serviu para alimentar a plataforma Kumu com a qual criei o mapa interativo.
Espero que o mapa das entrevistas:
- ofereça uma forma divertida de explorar o valioso conteúdo das entrevistas e, à boleia disso, mergulhar no mundo da gestão de conhecimento;
- convide as organizações (re)pensarem a navegação e exploração do seu conhecimento;
- seja aceite pelos entrevistados como um singelo agradecimento – pela sua generosidade e, acima de tudo, pela confiança que depositaram neste projeto e no meu trabalho.