A Redknee Inc é uma empresa canadiana que, desde 1999, concebe produtos e soluções inovadoras a partir dos seus escritórios espalhados por nove cidades em vários pontos do globo. Os seus clientes são, essencialmente, empresas de telecomunicação a quem oferecem soluções em tempo real, end-to-end, capazes de cobrir todo o percurso percorrido pelos subscritores.
A empresa conta actualmente com cerca de 400 colaboradores no total. Desde há dois anos que alguns deles começaram a utilizar blogs internamente. Estes blogs, que qualquer colaborador pode criar, fazem parte da intranet da empresa assente na plataforma Sharepoint.
São os colaboradores mais jovens que mais usam activamente os blogs internos. Apesar disso, reconhecendo a importância deste canal, e a fim de incentivar a sua utilização, o CEO tem dado o exemplo. Ele escreve frequentemente sobre a indústria onde a Redknee opera, sobre os seus produtos, sobre os seus clientes e sobre ele próprio.
Desde que foram criados, os blogs têm vindo a registar um crescimento contínuo do número de novos posts. No entanto, o mesmo não acontece com o número de comentários. De acordo com Leena Motwani, consultora na RedKnee Inc. com quem falámos para recolha de informação, o grande desafio com que a empresa se depara é a falta de tempo para comentar posts publicados e para ler os comentários de outros colegas.
Ainda assim, a experiência tem sido positiva. Um dos melhores momentos na vida dos blogs organizacionais foi iniciado por um post do CEO. Estavam no final de 2008 e ele resolveu escrever sobre os sucessos e principais feitos da empresa nesse ano. Resolveu também pedir aos colaboradores para comentarem, acrescentando outros feitos que, no entender deles, também merecessem destaque. A lista foi crescendo e tornou-se numa celebração virtual do sucesso da empresa.
Para além dos blogs, a Redknee está também a utilizar wikis para partilha de conhecimento.
Com base na sua experiência a empresa recomenda a quem se estiver a aventurar nestas áreas para:
- “vender” a ideia internamente
- organizar sessões de esclarecimento sobre as ferramentas / tecnologias a utilizar
- elaborar princípios orientadores sobre a escrita de blogs.
Aqui no Funbio temos algo parecido na nossa intranet. Uma área de notícias, onde todos podem publicar e comentar o que foi publicado pelos outros. O resultado tem sido muito interessante e a cada dia contamos com mais colaboradores fazendo comentários. Concordo que o trabalho de orientação deve ser constante. Isso faz com que o meio seja mais e mais conhecido e utilizado.