Redknee

A Redknee Inc é uma empresa canadiana que, desde 1999, concebe produtos e soluções inovadoras a partir dos seus escritórios espalhados por nove cidades em vários pontos do globo. Os seus clientes são, essencialmente, empresas de telecomunicação a quem oferecem soluções em tempo real, end-to-end, capazes de cobrir todo o percurso percorrido pelos subscritores.

A empresa conta actualmente com cerca de 400 colaboradores no total. Desde há dois anos que alguns deles começaram a utilizar blogs internamente. Estes blogs, que qualquer colaborador pode criar, fazem parte da intranet da empresa assente na plataforma Sharepoint.

Redknee - logoSão os colaboradores mais jovens que mais usam activamente os blogs internos. Apesar disso, reconhecendo a importância deste canal, e a fim de incentivar a sua utilização, o CEO tem dado o exemplo. Ele escreve frequentemente sobre a indústria onde a Redknee opera, sobre os seus produtos, sobre os seus clientes e sobre ele próprio.

Desde que foram criados, os blogs têm vindo a registar um crescimento contínuo do número de novos posts. No entanto, o mesmo não acontece com o número de comentários. De acordo com Leena Motwani, consultora na RedKnee Inc. com quem falámos para recolha de informação, o grande desafio com que a empresa se depara é a falta de tempo para comentar posts publicados e para ler os comentários de outros colegas.

Ainda assim, a experiência tem sido positiva. Um dos melhores momentos na vida dos blogs organizacionais foi iniciado por um post do CEO. Estavam no final de 2008 e ele resolveu escrever sobre os sucessos e principais feitos da empresa nesse ano. Resolveu também pedir aos colaboradores para comentarem, acrescentando outros feitos que, no entender deles, também merecessem destaque. A lista foi crescendo e tornou-se numa celebração virtual do sucesso da empresa.

Para além dos blogs, a Redknee está também a utilizar wikis para partilha de conhecimento.

Com base na sua experiência a empresa recomenda a quem se estiver a aventurar nestas áreas para:

  • “vender” a ideia internamente
  • organizar sessões de esclarecimento sobre as ferramentas / tecnologias a utilizar
  • elaborar princípios orientadores sobre a escrita de blogs.

1 comment

  1. Jacqueline Ricarte 6 Agosto, 2009 at 16:00 Responder

    Aqui no Funbio temos algo parecido na nossa intranet. Uma área de notícias, onde todos podem publicar e comentar o que foi publicado pelos outros. O resultado tem sido muito interessante e a cada dia contamos com mais colaboradores fazendo comentários. Concordo que o trabalho de orientação deve ser constante. Isso faz com que o meio seja mais e mais conhecido e utilizado.

Leave a reply