Com apenas 55 páginas, isto não é bem um livro mas um caderno/manual (“handbook” nas palavras do autor). É útil e bastante fácil de ler. Recomendo-o a todos aqueles que procuram recomendações práticas de como introduzir “buzz” em equipas e reuniões.
Kahan descreve “colmeias” como sendo grupos de pessoas reunidas para formar comunidades aprendentes que acelerem performance. Muitas organizações não recorrem a colmeias como vantagem estratégica porque não entendem as suas vantagens para a organização e para os indivíduos. Quando se planeiam ou fala de colmeias, é importante considerar os benefícios para o negócio (tipo de melhorias esperadas), preocupações da comunidade (o que os motivará a actuar em conjunto), e os benefícios para os participantes (o que os levará a participar).
Este trabalho ainda oferece listas de como optimizar colmeias, de como as construir, das principais funções numa colmeia (coordenador e perito), e de como transformar uma reunião numa colmeia.
A última parte deste “livro” é sobre o uso de narrativas como uma poderosa técnica no contexto das colmeias.
O autor apresenta casos de estudo interessantes (World Bank, INFORMS, SIGMA, e CIOs Federais) mas teria ajudado saber mais pormenores sobre os mesmos.
Não há teoria neste caderno: é tudo à base de listas com passos e ideias para implementação. É óptimo para alguém que não tenha muito tempo ou com pouco interesse em considerações teóricas.
Há algumas gralhas neste livro mas o seu grafismo é muito bom.
Sobre o livro:
Building Beehives: A Handbook for Creating Communities that Generate Return
Seth Kahan. Performance Development Group, USA, 2004.