Gestão do Conhecimento no Brasil: Casos, Experiência e Práticas de Empresas Públicas (Maria Terezinha Angeloni, 2008)

Gestão do Conhecimento no Brasil: Casos, Experiência e Práticas de Empresas Públicas

A iniciativa de um livro dedicado à apresentação da prática da gestão de conhecimento em organizações é sempre de louvar. Dedicar esse livro a organizações públicas brasileiras é ainda de maior louvor. Maria Terezinha Angeloni investiu nessa aventura e traz-nos este livro. E por isso merece o nosso respeito.

Gestão do Conhecimento no Brasil (Angeloni, 2008) - capaInfelizmente, o facto de ter reduzido tanto o âmbito do trabalho, tornou mais difícil a tarefa de encontrar casos que conseguissem, verdadeiramente, mostrar a gestão de conhecimento na prática. O resultado são uma série de casos de estudo que apenas reflectem uma ou outra intervenção que se pode relacionar com a gestão de conhecimento (e.g. formação, comunidades de prática, ferramentas de suporte à partilha de conhecimento). Apenas dois casos, o da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e o da Embrapa Milho e Sorgo, desvendam uma abordagem abrangente de gestão de conhecimento.

Para além destes dois casos, gostei também dos capítulos referentes aos casos do ANVISA, das Centrais Elétricas de Santa Catarina, e da Secretaria Municipal de Recursos Humanos da Prefeitura de Curitiba, pela qualidade dos seus enquadramentos teóricos.

O livro está bem organizado e a estrutura de cada capítulo é consistente. A ideia de incluir um referencial teórico em cada capítulo é interessante e, no geral, a qualidade dos mesmos é bastante elevada.

Os capítulos são, quase todos eles, dominados pelo referencial teórico e apresentam muito pouca informação sobre o que foi, concretamente, feito nas organizações e sobre os resultados obtidos.

Em jeito de conclusão, diria que o livro é uma boa referência de organizações públicas que se preocupam com a gestão de conhecimento e sobre os referenciais teóricos que usam para se guiar. No entanto, não considero que os casos de estudo apresentados (com excepção dos dois anteriormente referidos) mereçam o protagonismo que obtiveram neste livro.

Gestão do Conhecimento no Brasil (Angeloni, 2008) - capaSobre o livro:
Gestão do Conhecimento no Brasil: Casos, Experiência e Práticas de Empresas Públicas
Maria Terezinha Angeloni. Qualitymark Editora, Brasil, 2008.

2 comments

  1. Maria Ines scurachio Sales 8 Julho, 2009 at 20:15 Responder

    Excelente todo o material disponível!!!!!!!!E, o mais importante: é esclarecedor. Muito se fala a respeito do assunto, mas não se compreende a prática. Aqui fica muito claro!!!!!!!!!!!

Leave a reply