“O maior desafio das organizações, na atualidade, está em aprender a converter o conhecimento dos seus colaboradores em conhecimento organizacional.”
Esta é a primeira frase do livro e dá o mote para o texto que se segue. Este baseia-se no trabalho desenvolvido por funcionários da Secretaria Municipal de Recursos Humanos da Prefeitura de Curitiba (SMRH), em parceria com pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Como é hábito, o primeiro capítulo é dedicado à apresentação dos conceitos orientadores do trabalho. Nomeadamente, são apresentadas a sociedade da informação e do conhecimento, a gestão do conhecimento (GC), as funções associadas, as práticas organizacionais relacionadas, algumas ferramentas de gestão de conhecimento, os dez princípios da gestão do conhecimento e algumas práticas de GC.
O segundo capítulo debruça-se sobre a realidade da GC no sector público, apresentando as grandes diferenças entre este e o sector privado:
- a estrutura organizacional
- a gestão de pessoas
- programas e resultados.
Alguns casos de estudo demonstram a aplicação de GC em organizações públicas brasileiras: Banco do Brasil, SERPRO, EMBRAPA, PETROBRAS, Caixa Econômica Federal, e, em mais detalhe, a Prefeitura Municipal de Curitiba.
Apesar de considerar que alguns dos exemplos apresentados se encaixam numa visão muito lata do que é a gestão de conhecimento, considero que todos são úteis para retratar o estado da GC nas organizações públicas brasileiras e para dar exemplos de diferentes formas de ir ao encontro de objectivos concretos.
Os capítulos que se seguem apresentam um modelo que assenta em quatro dimensões: pessoas, tecnologia da informação, pesquisa e desenvolvimento, e gestão. Cada uma destas dimensões teve, no âmbito deste projecto, uma equipa associada, e todas as equipas foram orientadas por um coordenador geral. Uma das peças importantes da abordagem escolhida foram os multiplicadores (normalmente conhecidos por “champions” no inglês).
O modelo é descrito em bastante pormenor e merece ser analisado por organizações que se estejam a empenhar na gestão de conhecimento. Apesar de ser apresentado para o sector público, acredito que também seja útil para o sector privado. Não é obviamente um modelo (como nenhum outro o é) a seguir religiosamente sem considerar a realidade e os objectivos da organização, mas é um modelo que inclui alguns apontadores e conceitos interessantes e adaptáveis.
Um dos componentes do modelo é a Metodologia de Delineamento e Resolução de Problemas Organizacionais e que olha a quatro elementos principais: a questão-chave, os efeitos desejados, as variáveis e os parâmetros. Às variáveis aplica-se de seguida a técnica dos 5W2H: o quê, quem, onde, por quê, quando, como e quanto.
Os últimos capítulos descrevem a forma como o modelo foi implementado na SMRH e são tecidas algumas considerações finais.
Este livro revelou-se bastante interessante e de fácil leitura. Consegue um misto bem equilibrado de prática e teoria, apresentando e justificando ideias concretas e fazíveis. Tal como deve ser, o livro apresenta um modelo e não uma lista de receitas a seguir à risca por outras organizações.
Sobre o livro:
Gestão do Conhecimento na Administração Pública
Cristina Costa Barros Schlesinger, Dálcio Roberto dos Reis, Helena de Fátima Nunes Silva, Hélio Gomes de Carvalho, Jane Alves Lopes de Sus, João Vicente Ferrari, Luiz Claudio Skrobot, Suzete Arend de Paula Xavier. Instituto Municipal de Administração Pública, Brasil, 2008
Se alguém tiver uma cópia digital da capa do livro, por favor envie para editor@kmol.pt. Gostava imenso de a colocar aqui.
Como adquirir o livro? Obrigado.
Vamos tentar entrar em contacto com os autores ou com a editora para ver se podem dar resposta à sua questão.
Tanto para Ana como para o Wesley, tenho contato com alguns dos autores vou verificar a possibilidade da cópia digital da capa e ao Wesley, uma das autoras faz parte da SBGCPR da qual estou Presidente e tenho certeza que terá um exemplar disponível para lhe enviar!Como podemos entrar em contato?
Me interesso pelo livro e também pela implantacao, já que como trabalho numa Prefeitura, gostaria de saber como iniciar pelo nosso departamento.
Grata!
muito bom, é dificil encontramos trabalhos assim apesas de não conhecer ainda na íntegra a pesquisa desenvolvida, mas como implantar isso no serviço público se um dos parâmetros apresntados é a pessoa? Minha proposta de dissertação é “Como a Motivação Profissional interfere no processo relacional dentro do serviço público no CEFET-MG? Estudo de caso. Justifica exatamente como criar esse ambinte propício ao Nonaka e Takeuchi adentrar na minha instituiçao.
Cirdialmente
Rodrigo.
Está sendo providenciado o envio para breve da cópia digital da capa do livro para Ana Neves e a disponibilização do livro, na íntegra em meio virtual para logo depois. Gestão do Conhecimento na essência.
Agradeço ao João Vicente Ferrari o envio da imagem da capa que já se encontra aqui no KMOL.
Estou muito interessado em adquirir este livro, já procurei em algumas livrarias aqui de São Paulo, porém não obtive sucesso na aquisição do mesmo. Por gentileza, me orientar onde encontro o mesmo para a comprar ou onde está disponivel a cópia digital.
e-mail: denis@fia.com.br
Grato pela atenção,
Denis
Denis, em nome dos autores, obrigada pelo seu interesse no livro. Vou tentar entrar em contacto com alguém que possa dar resposta ao seu pedido.
Como posso adquirir o livro?
Grato
Caro José,
A resposta que lhe dou, infelizmente, é a mesma que dei anteriormente. Os autores ficaram de responder aqui dando indicações de como adquirir o livro mas ainda não o fizeram. Pode ser que ainda o venham a fazer. Por favor mantenha-se atento.
Muito interessante a abordagem, faço do anceio de todos o meu, quando puder diponibilize versão digital ou contato para aquisição, obrigado
Estou fazendo um Projeto de Intervenção na área de Gerenciamento Eletrônico de Documentos e fiquei muito interessada no livro. Gostaria, se possível, de receber informações sobre como adquirir o livro ou versão digital. Obrigada!
OLÁ,
gostaria de ter um exemplar deste liro, onde consigo?
Foi com enorme alegria que hoje recebi de uma das autoras do livro, a Suzete Arend, o link para a versão digital deste livro que tanto interesse tem despertado. O livro está disponível aqui, na sua versão integral.
Espero que apreciem o trabalho de partilha dos autores e fico à espera de ler aqui as vossas opiniões.
Gostaria de adquirir o livro pois tenho de terminar meu MBA em recursos humanos pela PMC, confeccionando um artigo
e adorei este tema. Obrigada
Cara Tereza, não sei se o livro em papel está facilmente disponível para aquisição. De qualquer forma pode aceder à versão digital do livro através do link no meu comentário anterior.
Boas leituras, bom trabalho e, em nome dos autores, obrigada pelo interesse neste livro.
Peço que Tereza (que tbém mora em Curitiba) me procure. Poderei ceder a ela um exemplar do livro impresso. Grata.
Onde poderei adquirir este livro em Portugal ou pela internet? Eventualmente em versão digital?
Obrigado desde já. “RicMMF @ Gmail .com”
Ricardo, o livro está disponível aqui.
Em nome dos autores obrigada pelo interesse.
Gostartia de adquirir o livro, mas o link q foi informado deve estar corrompido, não sei. O fato é que não consegui baixá-lo. Alguém aqui conseguiu? Por favor me informem (anaymontenegro@hotmail.com)
Anay,
Realmente o link também não funciona para mim. Pode ser que alguém que veja a sua mensagem a possa ajudar enviando cópia do PDF para si.
Para já, posso dizer que fiz pesquisa e reparei que o livro pode ser comprado aqui.
Olá Prezada Ana Neves. O livro em questão não está a venda. Disponho de volumes físicos que posso disponibilizar caso o interessado resida em Curitiba-Paraná-Brasil. Quanto ao link vou fazer contato com os responsáveis e solicitar que volte ao ar. Grata pela divulgação. Volte breve a visitar-nos no Brasil.
Agradecendo desde já à Suzete que simpaticamente me enviou um email com esta informação, aqui fica o novo endereço onde pode ser encontrada a versão electrónica do livro: http://www.imap.curitiba.pr.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=58&Itemid=90
Boas leituras.
Também gostaria de obter a versão digital do livro, me ajudaria muito em uma pesquiza que estou fazendo.