Prêmio Intranet Portal 2008 (Ricardo Saldanha, 2009)

Prêmio Intranet Portal 2008

Prêmio Intranet Portal 2008 (Saldanha, 2009)Iniciado em 2008 e este ano na sua segunda edição, o Prémio Intranet Portal tem como objectivos estabelecer referências conceituais e práticas; “eleger casos reais como exemplos inspiradores”; viabilizar momentos de aprendizagem, reflexão e networking; e identificar profissionais e empresas de destaque no mercado.

No contexto desses objectivos, um dos produtos da primeira edição foi o livro “Prêmio Intranet Portal 2008”.

Nele podemos encontrar uma descrição pormenorizada do prémio: o processo, os critérios de avaliação, o board e os jurados. Como não poderia deixar de ser, o livro recorda os vencedores e apresenta uma breve descrição de cada um dos casos:

  • Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz, vencedora do Grand Prix e da categoria Conteúdo;
  • Banco Central, vencedor da categoria Integração em TI
  • Banco Itaú, vencedor da categoria Colaboração.

Há que realçar o facto de as descrições apresentadas serem adaptadas dos textos originais de candidatura ao prémio. Estas descrições foram redigidas pelas próprias organizações e abrangem todos os aspectos que consideraram importantes realçar nas suas intranets e portais. Isso significa nessas descrições se encontra uma apresentação global do caso sem qualquer ênfase para os aspectos pelos quais foram premiados. Ainda assim, para cada caso, é apresentada uma lista daquilo que os jurados consideraram ser os aspectos fortes.

O livro faz ainda referência ao evento de entrega de troféus e aos desdobramentos que o evento teve, nomeadamente ter dado origem ao Instituto Intranet Portal.

Este livro, bem pequeno (95 páginas) e fácil de ler, é um importante registo do início de um Prémio que certamente vai marcar o arranque de uma nova era na utilização de portais e intranets nas organizações brasileiras. Os textos de descrição dos casos vencedores poderão ser usados como inspiração mas, mais do que isso, como ponto de partida para explorar como determinados aspectos são implementados noutras organizações.

Finalmente, devo referir que, no meu entender, o elemento mais importante deste livro serão os critérios de avaliação. Criados pelo board, um grupo de profissionais experientes, os critérios são uma clara indicação daquilo que se espera de uma boa intranet ou portal corporativo e podem ser usados para uma auto-reflexão e/ou para orientar o processo de planeamento de uma plataforma colaborativa na sua organização.

Espera-se a publicação de uma sequela deste livro logo após a cerimónia de entrega de trofeús da edição 2009 do Prémio Intranet Portal.

Nota: O livro pode ser adquirido aqui. O KMOL tem um exemplar para sortear. Para se candidatar a esse exemplar basta que deixe um comentário nesta página: diga-nos qual a sua opinião sobre o Prémio Intranet Portal e/ou sobre este livro. Data limite: 31 de Outubro 2009.

Prêmio Intranet Portal 2008 (Saldanha, 2009)Sobre o livro:
Prêmio Intranet Portal 2008
Ricardo Saldanha (org.). Clube de Autores, Brasil, 2009.

5 comments

  1. Rafael Ramos 10 Outubro, 2009 at 16:44 Responder

    Ana,

    Tive a oportunidade de trocar alguns e-mails com o Saldanha um dia desses e pude perceber o quanto a evolução deste prêmio é importante para a nossa sociedade do conhecimento. O Prêmio IP representa o amadurecimento e ascenção das intranets e dos portais corporativos. Prêmios como esses não só motivam os ganhadores a investirem ainda mais nessas iniciativas, como incentivam os que estão à margem da inovação a procurá-la o quanto antes.

    Ana, gostei muito das entrevistas aqui com o Saldanha e com o Terra. Parabéns!!!

    Rafael Ramos

    http://www.conhecimentoeti.com

  2. Sahba Sanai 12 Outubro, 2009 at 10:44 Responder

    Deveras interessante! A minha empresa está desde o ano passado a implementar uma intranet, um projecto com o qual estou a colaborar, e sinto uma ausência de referências, em termos de boas práticas, sobre como desenvolver o nosso portal. Esta iniciativa parece-me, por cause disso, ser muito positiva!

  3. Ricardo Saldanha 16 Outubro, 2009 at 16:16 Responder

    Ana, obrigado pela resenha. Faltou dizer que você foi fundamental no processo de premiação, presidindo o Júri e coordenando os trabalhos com o habitual brilhantismo.

    Aproveito para dizer que o livro coletânea da edição 2009 já está sendo diagramado e contará com os 9 casos vencedores (foram 12 premiados ao todo, mas três ganharam dois troféus cada – Eletrobrás, Documentar e Itaú DCRC). Esperamos lançá-lo no dia do evento de encerramento, 12 de novembro (aliás, quem quiser se estar lá pode se inscrever em http://www.premiointranetportal.com.br).

Leave a reply