“Uma organização não tem caminhos de aprendizagem conectados, a não ser que os introduzamos deliberadamente” (p 3). “The Lessons Learned Handbook” explica detalhadamente uma forma de introduzir esses caminhos. E a forma apresentada é através de um processo robusto de lições aprendidas.
Para grande orgulho dos portugueses, a Escola Marítima de Sagres do século XV é apresentada como o primeiro exemplo de uma organização aprendente, onde o resultado de uma viagem era analisado em detalhe por forma a influenciar o planeamento das viagens seguintes e a poderem corrigir-se os mapas então existentes.
Mas, afinal, o que é uma lição aprendida? Segundo o autor “é uma mudança no comportamento pessoal ou organizacional, como resultado da aprendizagem pela experiência” (p 16). E segundo ele, o que interessa às organizações não é a lição propriamente dita mas o facto de esta ser aprendida, isto é, integrada na vida da organização, implicando mudanças processuais ou reforçando a validade das existentes.
Assim, os três passos principais na aprendizagem de uma lição são: identificá-la, atribuí-la e implementar a mudança por ela sugerida.
A identificação pode passar por uma entrevista seguindo a metáfora da árvore e/ou recolha de histórias. Pode também acontecer durante reuniões de revisão de projecto (retrospects), after action reviews, avaliações e investigação de incidentes.
As questões sobre o que constitui uma boa lição, se conduz obrigatoriamente a uma acção, como deve ser acompanhada e implementada são abordadas com grande detalhe. Também o papel da tecnologia, nomeadamente blogues, wikis e tags, é elevado pelo autor.
Milton reflecte sobre duas abordagens dicotómicas: sistemas formais ou informais; e ligar pessoas ou coleccionar lições. Nenhuma das abordagens está correcta nem incorrecta, devendo ambas ser consideradas para cada caso. E, enquanto que a maior parte do livro aborda as abordagens mais formais de colecta de lições, o autor reserva, ainda assim, algum tempo para explorar formas de facilitar conversas informais. Uma dessas formas são as comunidades de prática.
O livro inclui vários casos de estudo e testemunhos pessoais de profissionais experientes na aplicação do processo de lições aprendidas. Apresenta resultados quantitativos concretos resultantes da correcta aplicação das lições aprendidas em diversas organizações.
“O valor da aprendizagem está no evitar más experiências (…) e repetir experiências bem sucedidas” (p 9). Este trabalho é, ele próprio, um apanhado de lições que poderão tornar-se lições aprendidas se, quem o ler, for capaz de rever o seu comportamento como resultado do aqui partilhado.
O livro é bastante prático e contem imensos conselhos, justificados, de como realizar cada um dos passos sugeridos no processo de lições aprendidas. A única crítica que tenho é que a maioria dos exemplos se concentram em organizações do sector industrial e petrolífero.
Sobre o livro:
The Lessons Learned Handbook: Practical Approaches to Learning from Experience
Nick Milton. Chandos Publishing, UK, 2010.
Thank you very much for the kind and positive review. I would be happy to include non-oil-industry examples in the next edition, once I can find some examples of good practice. All suggestions welcome.
Thank you for writing the book and caring to come read the review 😉
I will keep an eye open looking for nice examples in other industries that maybe you can share in the next edition. Until then, keep sharing your experience with us as you always do via your books or your site.