Atitudes e Resultados: Só Depende de Você (Claudio Raza, 2010)

Atitudes e Resultados: Só Depende de Você

Este é um livro sobre gestão de empresas escrito de forma a realçar a importância de determinadas práticas de gestão e os riscos da sua não execução. Ao longo de todo o texto, Claudio Raza apresenta sugestões muito claras de como melhorar ou implementar essas práticas.

Entre os tópicos apresentados destacamos a informação contabilística, a formação, o planeamento estratégico, a mudança de atitudes, a inteligência competitiva, o recrutamento e a aprendizagem organizacional.

Por abordar tantos tópicos, tenho de considerar este pequeno livro um pouco generalista sem que, por isso, perca o seu valor ou relevância. Afinal, muitas empresas precisam começar por identificar os pontos importantes da gestão e por reconhecer a sua necessidade de aprofundar conhecimento nesses pontos. Este livro é uma boa ajuda. Mas, para melhor poder cumprir esse objectivo fica a faltar a indicação de fontes onde os leitores podem aprofundar cada um dos tópicos de gestão apresentados.

Neste livro, Raza pinta um quadro muito negro dos negócios e do rumo da nação brasileira e a sua postura anti-políticos (actuais) parece-me um pouco exagerada. Ainda que não a questione, senti-a um pouco desajustada para um livro sobre e para empresas.

É também clara a parcialidade com que o autor exalta as capacidades e o papel do contabilista numa empresa. Este último ponto, aliás, apesar de ser bem verdade, é tantas vezes referido que o autor quase perde credibilidade nesse ponto.

Apesar de falar das empresas em geral, o autor debate essencialmente os desafios das pequenas e médias empresas que, reconhecidamente, compõem a vasta maioria do tecido empresarial brasileiro. Um aspecto que a mim, fundadora de uma empresa de serviços, me deixou com pena, foi o facto de a grande maioria dos exemplos e sugestões apresentados serem específicos para empresas de manufactura e/ou comércio.

O livro apresenta bastantes gralhas tipográficas e senti um pouco de repetição de alguns temas de capítulo para capítulo.

Apesar de tudo, e para terminar, resta-me dizer que é um livro de fácil leitura e que, embora baseado na realidade brasileira, pode ser perfeitamente entendido pelas empresas portuguesas já que há muitos pontos comuns.

Atitudes e Resultados (Raza 2010) - capaSobre o livro:
Atitudes e Resultados: Só Depende de Você
Claudio Raza. All Print Editora, Brasil, 2010.

2 comments

  1. Ferdinand 18 Janeiro, 2011 at 18:59 Responder

    Bem sei que muitos não vão concordar, mas “Atitudes e Resultados, NÃO dependem só de você.

    Vivemos em uma brutal ilusão de auto-controle/determinação.

    Em muitos casos temos sorte também…..

  2. Ferdinand 27 Janeiro, 2011 at 14:45 Responder

    Pena não ter especial interesse em ler o mesmo, para reforçar ou não o tal “quadro muito negro dos negócios e do rumo da nação brasileira e a sua postura anti-políticos (actuais)”. Quando as pessoas acham que está melhorando, normalmente concordo. Só que poderia estar melhorando com outro ímpeto, isto é melhorando muito mais! Observem como anda devagar a bolinha que representa o Brasil nas estatísticas animadas do Hans Rosling. Isto comprova nosso sentimento com dados reais.

    Os políticos não tem a mínima noção do que seja sustentabilidade (não conheço qualquer iniciatva que prove o contrário).

Leave a reply