Este é um livro extremamente prático, cheio de dicas sobre como criar uma intranet bem sucedida.
O livro sugere que as intranets evoluem passando por seis fases:
- nascem
- rápido crescimento orgânico
- redesigns consecutivos
- usabilidade da intranet
- utilizável e útil
- ferramenta de trabalho.
Depois de descrever as seis fases, o livro sugere que as intranets têm quatro propósitos: conteúdo, comunicação, colaboração e actividade. Enquanto que as intranets tradicionais se têm concentrado no conteúdo e comunicação, o autor defende que, para gerarem verdadeiro valor acrescentado, as intranets devem concentrar-se na colaboração e na actividade.
“Intranets do not need to be ‘sticky’, ‘engaging’ or ‘interesting’. They must be useful.”
(p 56)
Com isto em mente, Robertson partilha algumas dicas sobre como:
- descobrir o que os colaboradores querem que a intranet seja
- desenhar a intranet com base nas razões que levam as pessoas a usá-la
- apresentar conteúdo de qualidade, usando diferentes modelos de publicação
- criar e manter uma equipa de intranet
- planear melhorias na intranet.
“What every intranet team should know” é um pequeno livro de 110 páginas, escrito numa linguagem simples e clara, e cheio de dicas práticas e directas sobre a criação e manutenção de intranets organizacionais. Não é um livro aprofundado sobre o tema mas antes um bom ponto de partida com sugestão de tópicos a explorar ou uma óptima referência para que, mesmo os mais experientes, não se esqueçam dos vários passos a seguir.
Sobre o livro:
What Every Intranet Team Should Know
James Robertson. Step Two Designs, Australia, 2009.
[…] James Robertson, autor dos livros Designing Intranets e What Every Intranet Team Should Know entre outros, falou recentemente no KM Singapura. Aí, referiu a existência de três tipos de […]