What Every Intranet Team Should Know (James Robertson, 2009)

What Every Intranet Team Should Know

Este é um livro extremamente prático, cheio de dicas sobre como criar uma intranet bem sucedida.

O livro sugere que as intranets evoluem passando por seis fases:

  1. nascem
  2. rápido crescimento orgânico
  3. redesigns consecutivos
  4. usabilidade da intranet
  5. utilizável e útil
  6. ferramenta de trabalho.

Depois de descrever as seis fases, o livro sugere que as intranets têm quatro propósitos: conteúdo, comunicação, colaboração e actividade. Enquanto que as intranets tradicionais se têm concentrado no conteúdo e comunicação, o autor defende que, para gerarem verdadeiro valor acrescentado, as intranets devem concentrar-se na colaboração e na actividade.

“Intranets do not need to be ‘sticky’, ‘engaging’ or ‘interesting’. They must be useful.”
(p 56)

Com isto em mente, Robertson partilha algumas dicas sobre como:

  • descobrir o que os colaboradores querem que a intranet seja
  • desenhar a intranet com base nas razões que levam as pessoas a usá-la
  • apresentar conteúdo de qualidade, usando diferentes modelos de publicação
  • criar e manter uma equipa de intranet
  • planear melhorias na intranet.

“What every intranet team should know” é um pequeno livro de 110 páginas, escrito numa linguagem simples e clara, e cheio de dicas práticas e directas sobre a criação e manutenção de intranets organizacionais. Não é um livro aprofundado sobre o tema mas antes um bom ponto de partida com sugestão de tópicos a explorar ou uma óptima referência para que, mesmo os mais experientes, não se esqueçam dos vários passos a seguir.

What Every Intranet Team Should KnowSobre o livro:
What Every Intranet Team Should Know
James Robertson. Step Two Designs, Australia, 2009.

1 comment

Leave a reply