Fotografia do livro "Histórias de Embalar para Gestores de Projecto"

Histórias de Embalar para Gestores de Projecto

Este não é um livro para adormecer mas antes para acordar as nossas memórias de infância, encontrando paralelos entre as histórias infantis e a gestão de projeto.

Não é secreto o meu interesse pela utilização de narrativas em contexto organizacional e de aprendizagem (veja-se como construí uma conferência à volta disso, ou os livros que já li e resumi sobre o assunto, ou como até já partilhei a utilização que a ANACOM fez de narrativas para comunicar conceitos de gestão de projeto). Talvez por isso me tenham oferecido este livro. Trata-se de um texto de Marisa Silva, uma portuguesa que vive em Inglaterra, formadora e consultora de PMO, a tentar ter sucesso "no seu maior projecto: a vida como ela é".

Marisa Silva pega em histórias populares e relaciona-as com a gestão de projetos para transmitir e enquadrar diferentes conceitos e princípios de gestão de conhecimento. A história "O Rei Vai Nu" é utilizada para falar da importância de um business case claro; a lenda d'"A Sopa de Pedra" ilustra o impacto negativo de um projeto com fronteiras e entregáveis mal definidos; o valor da gestão de risco é visível na história d'"Os Três Porquinhos"; etc.

Trata-se de um livro muito fácil de ler e que serve como introdução a conceitos básicos de gestão de projeto. A associação destes a histórias que todos conhecem, criam boas condições para a sua apreensão, mas existe o risco de que, pela abordagem simplista, sejam considerados pouco relevantes.

Do ponto de vista gráfico o livro é simpático. Contudo, tem muitas gralhas e falhas gramaticais, algumas das quais resultantes da tradução literal de expressões da língua inglesa.

A autora diz que o livro se destina a gestores de projeto, executivos, membros do PMO e formadores. Gostaria de pensar que, para estes profissionais, o livro é demasiado básico. Vejo, contudo, valor em usar o livro para comunicar conceitos de gestão de projetos a crianças e jovens. Afinal, como a própria autora diz, a vida é um projeto e está cheia de projetos: seria útil explorar essa perspetiva com os mais jovens.

Capa do livro "Histórias de Embalar para Gestores de Projecto"Sobre o livro:
Histórias de Embalar para Gestores de Projecto
Marisa Silva. 2016.

Leave a reply