
Sobre gestão de conhecimento
Usando como ponto de partida os resultados da 7ª edição do Estudo Knowman de Gestão de Conhecimento, os episódios desta 4ª série vão comentar alguns dos dados e partilhar dicas relacionadas.
10 episódios publicados semanalmente entre 19 setembro e 21 novembro 2022

01. PROCESSOS DO CONHECIMENTO
No primeiro episódio da série D, Ana Neves comenta dados sobre a qualidade dos processos do conhecimento (criação, partilha, retenção, etc.) e dicas sobre o que fazer para perceber verdadeiramente a qualidade desses processos
02. ESTRATÉGIA DE GC
O 2º episódio dedica-se ao tema da estratégia de GC nas organizações e à referência à GC na estratégia organizacional. Ana Neves apresenta dicas para organizações que já têm estratégia de GC, e para as que não têm essa sorte

03. RECURSOS DE GC
Um episódio com dados sobre existência de orçamento, de pessoa responsável pela GC e de plataformas digitais de suporte, e com dicas para lutar por um orçamento para a GC
04. EQUIPA DE GC
Dados sobre existência de profissionais focados na gestão e operacionalização da GC nas organizações, e dicas sobre o perfil que podem ter
05. TECNOLOGIA DE APOIO À GC
Este episódio fala dos recursos tecnológicos, isto é, dos sistemas, plataformas e aplicações de que as organizações dispõem para apoiar os processos de conhecimento
06. ATIVIDADES DE GC
Um episódio que se debruça sobre as iniciativas e ações que as organizações realizam com o objetivo de melhorar os processos de conhecimento
07. DESAFIOS À GC
As dificuldades com que as organizações mais se deparam no momento de fazer gestão de conhecimento e dicas para as ultrapassar
08. INCENTIVOS PARA A GC
O que as organizações fazem para encorajar a prática de ações que contribuam para a melhoria dos processos de conhecimento
09. RESULTADOS DA GC
Os objetivos que as organizações estabelecem para a sua aposta na GC, os resultados mais frequentes, e as métricas para avaliar o seu investimento
10. IMPACTO DA COVID-19
Como a pandemia da covid-19 alterou a postura das organizações perante a GC e o impacto que teve nos processos de conhecimento