podcast KMOL - episódio #01 com o João Baptista

Intranets e Plataformas Sociais Corporativas (ep. 01)

Neste primeiro episódio do podcast KMOL, Ana Neves apresenta e contextualiza o podcast e diz o que são intranets e plataformas sociais corporativas.

Hoje em dia, diz Ana Neves, quando falamos de intranets temos de estar a pensar em plataformas digitais que suportem os 3 Cs - conhecimento, colaboração e comunicação - , e ainda um 4º C que são as comunidades.

o que caracteriza estas plataformas é a possibilidade que dão às organizações para diluir barreiras hierárquicas, temporais e geográficas, criando formas mais ágeis e rápidas de trabalho e tomada de decisão

Ana Neves

E uma das vantagens destas plataformas é a possibilidade de reduzir drasticamente o envio e receção de emails. "A não ser que o vosso orgulho profissional advenha diretamente do nº de emails que recebem e enviam diariamente, eu diria que isto só por si já seria muito bom, não?", desafia Ana Neves.

Ouça o episódio

Aqui mesmo, fazendo play na caixa abaixo, ou na sua plataforma preferida - Anchor.fmSpotifyGoogle Podcasts, Apple Podcasts, entre outras.

Convidado

O convidado deste primeiro episódio é João Baptista, já entrevistado aqui no KMOL.

João Baptista - 2020

João Baptista é Professor Associado na Warwick Business School, universidade britânica onde está desde 2006. É diretor do MSc Business with Consulting e responsável pelas duas cadeiras de consultoria neste curso. A sua área de investigação é “Digital Work and Organisational Transformation”.

Fez mestrado e doutoramento em Gestão na London School of Economics com uma investigação sobre a adoção das primeiras intranets na banca em Inglaterra, onde, durante 5 anos, acompanhou e conceptualizou a evolução da intranet numa instituição bancária. Tem publicado artigos científicos sobre este tema em jornais acadêmicos e recentemente editou um special issue sobre “Strategic Perspectives of Digital Work and Organisational Transformation”.

Formado em Economia pela Nova, trabalhou em Portugal dois anos na Expo 98 na área comercial e de ticketing e, de seguida, na Tranquilidade na área de Novos Canais na introdução dos call centres na seguradora. Posteriormente, foi para Londres trabalhar no Central Office do Partido Conservador como Diretor de Novos Canais nas eleições de 2001. Foi Professor Visitante na LUISS University em Rome, e Bentley University in Boston USA.

Recomendações

As duas recomendações deixadas neste episódio são:

Imagem da Intra2.com

Intra2.com - mais de 6000 ecrãs de intranets e plataformas sociais de organizações em todo o mundo

Leave a reply