O segundo episódio do podcast KMOL olha para como as intranets e plataformas sociais corporativas podem contribuir para melhorar várias áreas da vida das organizações: a atividade dos líderes, a comunicação interna, o employee engagement, e a aprendizagem, por exemplo.
Um estudo da Knowman e da OrangeTrail revela que, apesar de 60% das organizações indicarem que as suas plataformas são muito úteis ou até mesmo indispensáveis, a grande maioria das organizações faz uma utilização muito básica dessas mesmas plataformas.
Imagens de gatinhos e de destinos de viagens podem conseguir conquistar alguma atividade nas plataformas corporativas, mas acrescentam valor real.
O “social” em “plataforma social corporativa” tem a ver com “a interação entre pessoas e, até certo ponto, com a socialização do conhecimento como entendido por Nonaka e Takeuchi, isto é com a troca de conhecimento tácito entre pessoas graças ao diálogo, ao trabalho colaborativo, à partilha de recursos, que podem ter lugar nestas plataformas”.
Ouça o episódio
Aqui mesmo, fazendo play na caixa abaixo, ou na sua plataforma preferida – Anchor.fm, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, entre outras.
Convidado
O convidado deste episódio é Jaap Linssen.

Jaap Linssen é fundador e responsável pela OrangeTrail.
Tem anos de experiência a mostrar a organizações, equipas e pessoas os benefícios da comunicação e colaboração social.
Ajuda multinacionais como a Nestlé, a Heineken, a Booking.com ou o banco ING. Tem larga experiência em programas de mudança em grande escala.
A resposta integral, em inglês, que Jaap Linssen deu à pergunta sobre os principais benefícios das plataformas sociais corporativas pode ser encontrada num episódio extra do podcast KMOL.
Recomendações
As duas recomendações deixadas neste episódio são:

Relatório Social Collaboration Maturity Benchmark 2020 – relatório e sumário das principais conclusões e recomendações

Webinars gratuitos de apresentação das principais conclusões do Social Collaboration Maturity Benchmark 2020 à luz da pandemia da COVID 19.