
“Gerenciando Conhecimento” foi um dos primeiros livros sobre gestão de conhecimento publicados em língua portuguesa e um dos primeiros a ser analisado aqui no KMOL.
Trata-se de um livro que se destina “a todos aqueles que pretendem entender a importância do conhecimento no desempenho das organizações”.
Neste episódio da série C, Ana Neves recorda algumas das ideias e palavras que Jayme Teixeira Filho nos deixou como legado nessa sua obra e destaca alguns dos livros que mais a marcaram ao longo dos anos.
Ouça o episódio
Aqui mesmo, fazendo play na caixa abaixo, ou na sua plataforma preferida – Anchor.fm, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, entre outras.
É um prazer ver o Jaime Teixeira Filho sendo lembrado na comemoração dos 20 anos desse site. Ele foi meu professor no primeiro curso de Especialização de Gestão do Conhecimento no Brasil e realmente foi uma pessoa que fez a diferença por ter deixado um legado considerável. Registro aqui uma preocupação dele quando dizia que “A TI é habilitadora e potencializadora, mas pode também ser uma cortina de fumaça. A tecnologia pode facilitar a implantação de GC numa empresa, mas também pode desviar a atenção dos aspectos realmente importantes e mais intangíveis”. Outro pensamento destacável é: “Para transformarmos dado em informação, precisamos de ferramenta, mas para transformarmos informação em conhecimento, precisamos de tempo. Tempo para reflexão”.